O que é Pilates

Como é o método do Pilates

O método Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates, com influência do yoga, artes marciais, boxe, práticas circenses e também estudo do movimento dos animais e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor.

É uma técnica de reeducação do movimento, composto por exercícios profundamente alicerçados na anatomia humana. Através dos seus exercícios, fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Os movimentos são fluentes, feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Ele é capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões e deve sempre ser aplicado por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 50 minutos em aparelhos próprios ou no solo.

O método dispõe de princípios básicos de controle do corpo: Concentração, Centralização, Precisão, Controle, Fluidez, Respiração e Relaxamento e fatores implícitos de equilíbrio, resistência, fortalecimento, flexibilidade, coordenação e ritmo, elementos que podem auxiliar na prevenção de lesões, na reabilitação, na pós-reabilitação e também no condicionamento. Sempre buscando qualidade do movimento em detrimento da quantidade e uso do próprio peso corporal na execução do exercício.

As aulas apresentam

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